top of page

BRUNO MIGOTTO
& O INSTITUTO

IMG_6150_edited.jpg

O grupo reúne músicos da cena paulistana que buscam uma concepção musical criativa, desafiadora e autoral, contando com uma instrumentação pouco usual, e é composto por:

Bruno Migotto - piano, baixo, synth e bateria

Gustavo Portes - guitarra

Henrique Kehde - bateria

Italo Trento - guitarra barítono e violão

Marina Marchi - voz instrumental

Rodrigo Ursaia - saxofones e flauta

Victor Barreto - guitarra

 

‘Bruno Migotto & O Instituto’, o álbum de estreia da banda paulistana, é um reflexo direto de seu processo criativo colaborativo, em que as composições são criadas de corpo presente e com a participação de todos. Concebido nas aulas de ritmo do Migotto no  ‘Instituto’, o trabalho de oito faixas se situa além de classificações genéricas, mesclando jazz contemporâneo com influências brasileiras, e explorando improvisação e diferentes possibilidades rítmicas de composição, como a polirritmia e a modulação métrica. A colaboração dos sete músicos resultou em um álbum que equilibra momentos de introspecção com outros de explosão de energia. O single já lançado, ‘Una’, é um convite a experimentar a riqueza e originalidade deste trabalho inédito e especial.

  Desde 2021, o grupo vem se apresentando em instituições de ensino de São Paulo, como EMESP Tom Jobim, Fac. Santa Marcelina, Fac. Souza Lima, Escola Nossa Senhora das Graças e Canto do Batuque, entre outros, e as apresentações frequentemente acontecem em formato de ‘WorkShows’, em que os alunos/público tem, após o espetáculo, a oportunidade de fazer perguntas sobre as composições e o processo criativo do grupo. O grande desafio desse processo é criar e compor de maneira em que o complexo soe espontâneo e natural para o ouvinte. Sempre buscando explorar novas possibilidades rítmicas e harmônicas, instigando profundamente os ouvidos atentos.

Primeiros 3 singles "Una", "Anamnese" e "Lume" já disponível em todas as plataformas digitais!

IMG_6343.JPG
57859d5e-d11a-43ca-90be-0c75a69a4cde.JPG

BANDCAMP

Confira o disco completo no nosso bandcamp!

Capa BM & O Instituto.jpg

Bruno Migotto é contrabaixista, compositor, produtor, educador e multi instrumentista, com mais de 20 anos de carreira, vive em São Paulo e já colaborou com grandes nomes da música brasileira e mundial como Lee Ritenour, Dave Grusin, Ivan Lins, Joyce, Gilberto Gil, Wilson das Neves, Nelson Sargento, Nenê, Silvia Maria, Jovino Santos Neto, Gilson Peranzzetta, Jaques Morelenbaum, Chico Pinheiro, Lea Freire, Monica Salmaso, Elza Soares, Trio Corrente, Sizão Machado, Ed Neumeister, Seamus Blake, Mike Moreno, Sadao Watanabe dentre outros. Já tocou em importantes festivais e casas de show pelo mundo como JZ Festival (Shangai, China), Bilboard Osaka, Blue Note Tokyo (Japão), Bebop Club (Buenos Aires, Argentina), Cornelia Street Cafe (New York, EUA). É membro de importantes grupos da cena musical paulistana como a Soundscape Big Band, o Trio Ciclos e o Projeto Unknown, além de atuar como sideman com divertos artistas da cena atual como Edu Ribeiro, Tatiana Parra, Antonio Louireiro, Paulo Braga, Louise Woolley, Edson Sant’Anna, dentre outros. Tem 3 discos solo  lançados, In Set (2010), Adapt (2023), Alquimia (2024, pelo selo Blaxtream). Com seu trabalho solo já se apresentou em importantes festivais e casas de show no Brasil como o Festival de Jazz de São Roque, Mostra Jazz à Paulista, Mostra Blaxtream de Jazz Brasileiro, Sesc São Carlos e Alma Campinas. Na área do ensino musical, já participou como professor nos mais importantes festivais do Brasil como Festival de Música de Curitiba, Festival de Ourinhos, Festival de Campos do Jordão, Festival Painel Instrumental em Tatuí, Festival de Inverno de Domingos Martins, Festival de Música de Londrina, e já deu masterclasses em importantes universidades no Brasil e no mundo como New England, UMASS (Boston, USA), EMESP Tom Jobim, Fac. Souza Lima, Fac. Santa Marcelina e outros.

 

Rodrigo Ursaia, saxofonista, flautista e compositor, é bacharel pela UNICAMP, mestre pela Manhattan School of Music em NY, estudou Jazz Performance por três anos na Berklee College of Music em Boston e foi recipiente da 'Bolsa Virtuose' do MinC em 2000. Apresentou-se já com grandes músicos de renome internacional, como Milton Nascimento, Randy Brecker, Rosa Passos, Ivan Lins, João Bosco, João Donato, Ron Carter, Dom Salvador, Banda Mantiqueira, Grupo Pau Brasil, Toninho Horta, Nelson Ayres, Cláudio Roditi, Heraldo do Monte, Arismar do Espirito Santo, Filó Machado, Joe Martin, Matt Wilson, Nir Felder, Ari Hoenig, Dan Weiss, Santi Debriano, Daria Chernakova, David Berkman, Ohad Talmor e Victor Jones entre outros. Foi membro por três anos da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de SP. Se apresentou como solista convidado da Amazonas Band, da Iowa University Big Band e da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. Lançou dois CDs autorais em 2015: 'Chamado' com Lupa Santiago/Rodrigo Ursaia Quinteto e 'O Espantalho' com Daniel Marques/Rodrigo Ursaia Duo. Como membro do grupo de Rosa Passos, tocou em turnês pela Europa, EUA e Ásia, em palcos como Lincoln Center, Blue Note NY, Blue Note Milan, Umbria Jazz e Copenhagen Jazz Festival entre outros. Participou da gravação dos CDs ‘Canta Caymmi’, ‘Amorosa’ e ‘Samba Dobrado’ de Rosa Passos e ‘The Art of Samba Jazz’ de Dom Salvador, com o qual recebeu o Prêmio da Música Brasileira - ‘Melhor CD Instrumental’ (2012). Apresentou palestras na Iowa University,  Berklee College of Music, The New School, Global Encounters/Carnegie Hall, Global Music Academy Berlin, California Brazilcamp, Haapavesi Festival na Finlândia, Hartt School of Music, Festival de Ourinhos e Painel Instrumental do Conservatório de Tatuí. Foi professor da UNICAMP, da Midori and Friends Foundation em NY, da Faculdade Santa Marcelina e do Conservatório de Tatuí, e leciona atualmente na Faculdade Souza Lima em SP. Foi coordenador assistente por dois anos do programa de Educational Outreach da Manhattan School of Music em NY.

Marina Marchi é vocalista, violonista, compositora e educadora nascida em São Paulo, Brasil. A musicista atua no cenário musical em torno do repertório antigo e contemporâneo da Música Instrumental e a Canção através da voz como principal instrumento, transita principalmente entre a Música Brasileira e o Jazz em suas vertentes, utiliza da interpretação com letra ou sem letra e a improvisação como principais formas de expressão. Foi premiada por 4 anos consecutivos pela Fundação Latin Grammy com uma bolsa integral de estudos para seu bacharel em Música - Performance em Voz na faculdade Souza Lima/Berklee. Marchi trabalha em projetos que exploram a composição, interpretação e improvisação em grupo. Em parceria com Daniel Santiago gravou voz na música "Open World" com participação de Eric Clapton, e o single “It's Time to Follow” da qual é uma composição mútua lançada pelo selo de Kurt Rosenwinkel, Heartcore Records. Gravou no disco inédito de Antonio Loureiro, e no disco inédito do saxofonista americano David Binney. Gravou no filme de Gal Costa (Meu Nome é Gal, 2023) - gravou voz - backing vocals com Tatiana Parra -  e atuou na cena de ‘Divino Maravilhoso’. Já trabalhou com: Arismar do Espírito Santo, Tatiana Parra, Michael Pipoquinha, Frederico Heliodoro entre outros. Alguns grupos que Marina trabalha ou trabalhou: Bruno Migotto & O Instituto (como vocalista e compositora); Mímica (vocalista, compositora/arranjadora); Antonio Loureiro Quarteto (vocalista e violonista) e foi membro da Octeta (baixista, violonista, vocalista e compositora). Sua formação: Teoria da Música e Performance - Berklee College of Music - Boston, MA; Produção Fonográfica - Música, Tecnologia e Inovação - Faculdade Belas Artes; Bacharel em Performance - Faculdade Souza Lima/Berklee em São Paulo - Voz e Percussão - Premiada com Bolsa integral pela Fundação Latin Grammy para realizar o Bacharel (onde teve como professores: Tatiana Parra, Stephanie Borgani, André Marques, Edson Santana, Rodrigo Ursaia, Sizão Machado, Nenê, Rodrigo Morte, Daniel D’Alcantara, Vitor Alcântara, Guilherme Ribeiro entre outros); Pedagogia Vocal com Joana Mariz; Harmonia Avançada com Fábio Torres; Improvisação e Criatividade com Carol Panesi (2021); CEVIMU - Curso Livre de Improvisação com André Marques; Curso de Ritmo com Bruno Migotto.

Victor Barreto - Multi-instrumentista, compositor e professor paulistano nascido em 1997, vive e trabalha em São Paulo. Formado em Música pela Faculdade Santa Marcelina, cursou bacharelado em guitarra. Iniciou seus estudos no saxofone e aos 12 anos e migrou para a guitarra que o levou nesse início para o rock e a música brasileira. Em pouco tempo começou a trabalhar na Escola Canto do Batuque como banda de apoio nas apresentações onde teve um íntimo contato com muitos músicos, alunos e um amplo repertório da música popular nacional e internacional. Hoje busca uma abordagem experimental e improvisada na junção de diversos ritmos e gêneros e explora a música instrumental na maior parte de suas composições. Busca no estudo de outros instrumentos uma compreensão mais abrangente dos aspectos técnicos e sensitivos do fazer música. Lançou seu primeiro disco autoral em 2022, “Passagem”, em quarteto.Ao lado de Renato Leite e Rafael Abissamra gravou 2 discos, um de estúdio e um ao vivo no JazzB de músicas autorais. Grupo que explora a improvisação e a composições de ritmos regionais somados à métricas ímpares. Participa do Grupo Bruno Migotto & O Instituto que lançaram seu primeiro trabalho em 2024. Disco que conta com uma formação grande e experimental e é registro de composições coletivas resultado de encontros semanais nos últimos anos guiados pela experimentação rítmica principalmente. Victor atua na cena de São Paulo em diversos projetos e gêneros como o grupo do trombonista Bocato que realiza apresentações semanais na capital

 

Gustavo Portes, Bacharel em Guitarra pela faculdade Santa Marcelina, Gustavo Portes é guitarrista e compositor. Começou a tocar guitarra ainda menino e logo passou a tocar nas bandas de sua cidade. Atua desde 2018 como artista e educador na capital paulistana. Integra alguns grupos de música instrumental como Trio Aroeira e Bruno Migotto & O Instituto, com o qual gravou um álbum auto intitulado. Também faz parte da banda “Ventos Siderais” com a qual lançou três singles em 2023. Com esses grupos, tocou em palcos como a Sala São Paulo, auditório Claudio Santoro e em instituições como Faculdade Souza Lima, Faculdade Santa Marcelina e EMESP. Em 2024 gravou seu primeiro álbum autoral que conta com Bruno Migotto, Renato Leite e Rafael Abissamra, além de participações especiais, que será lançado em 2025.

Italo Trento é guitarrista e compositor natural de São Roque. Se mudou aos 17 anos para São Paulo a fim de estudar na Faculdade Santa Marcelina, onde se formou aos 21 anos. Nesse período estudou com grandes nomes da guitarra como Fernando Correa, Djalma Lima e Fábio Leal. Na pandemia, ingressou nas aulas de rítmica moderna do baixista Bruno Migotto. Com o passar dos anos, a turma se tornou um grupo musical intitulado Bruno Migotto & O Instituto, que gravou seu primeiro disco previsto para ser lançado no inicio de 2025. Italo se apresentou em diversas casas de shows e bares em SP, além de lecionar guitarra e violão durante esse tempo. Atualmente é músico da Warner Chappell, gravando trilhas sonoras diversas através da empresa Fendaz.

Henrique Kehde é baterista e produtor musical nascida e residente na cidade de São Paulo, é formado em Bacharelado em Instrumento Popular pela Faculdade Santa Marcelina no ano de 2020.
Atualmente com 28 anos, produz e desenvolve seus trabalhos com as bandas Monstro Extraordinário, Bruno Migotto & Instituto e a banda Esturro, acompanha o cantor Rodrigo Alarcon, o cantor Rodrigo Regis e integra o quinteto do trombonista Bocato. Possui experiência em teatro musical pela Companhia Navega Jangada, Coletiva Profanas e Oficina dos Menestréis.

Contato para shows, workshops e para saber mais:

E-mail: bmeoinstituto@gmail.com

bottom of page